Vice-campeã da LFF, goleira de Santos coleciona títulos e sonha com seleção brasileira de futsal
Por Antonio Marcos • Santos | SP
Ingrid Pião, de 22 anos, defende o E.C. Taboão/Magnus desde 2017.
Revelada na Copa TV Tribuna de Futsal Escolar, tradicional torneio da afiliada da TV Globo em Santos, a goleira Ingrid Pião, de 22 anos, é mais um "Talento Caiçara" inserido no esporte brasileiro.
A santista defende o E.C. Taboão/Magnus desde 2017, equipe onde conquistou muitos títulos e, recentemente, foi vice-campeã brasileira da Liga Feminina de Futsal (LFF) - que teve sua 2ª edição neste ano.
– Foi o título que faltou para ser o ano perfeito. Fizemos uma campanha impecável até a final, sem derrota e apenas dois empates, mas estamos no caminho certo para conquistar esse título. Além do vice da LFF, em 2023 fomos tetracampeãs da Copa do Brasil, pentacampeãs do Paulista, campeãs da Taça Brasil, 3° lugar da Copa Mundo de Futsal e vice-campeãs da Supercopa.
Ingrid começou cedo no esporte. De acordo com a atleta, o Santos FC do craque Falcão, foi quem a inspirou.
– O futebol sempre esteve presente na minha vida. Meu pai, que é santista fanático, colocou eu e meu irmão na escolinha de Futsal do Clube de Regatas Tumiaru, de São Vicente, em 2010. Depois fomos para o projeto social Futuros Campeões - onde comecei a disputar campeonatos na Baixada Santista. Mas o que fez me apaixonar pelo futsal foi aquele time fantástico que o Santos montou em 2011, com Falcão e companhia. Fomos em quase todos os jogos e tivemos a honra de entrar em quadra na final com o Ricardinho, atual treinador do Magnus. Essa conquista do Santos fez uma chave da minha cabeça girar e querer isso para vida.
E foi na Copa TV Tribuna de Futsal Escolar que Ingrid ganhou notoriedade na Baixada Santista. Pelo tradicional torneio, a santista foi vice-campeã com o Colégio Intellectus, em 2014, e foi um dos destaques Lupe Picasso no título da Série Prata de 2015 e do geral de 2016 - sendo eleita a melhor goleira.
– A Copa TV Tribuna foi o grande passo para buscar algo maior na minha carreira. Querer realmente virar uma atleta profissional. É um campeonato que revela diversos jogadores e jogadoras da nossa Baixada Santista. É uma sensação incrível ser campeã de um torneio tão importante.
Fã do goleiro Guitta, atleta da seleção brasileira masculina de futsal, e da companheira de clube e também seleção brasileira Flavi, Ingrid revela o sonho de também defender a camisa do Brasil mundo a fora.
– Meu maior sonho com o esporte é um dia chegar na seleção brasileira. E pensando além das 4 linhas, o Taboão me abriu portas para experiências que também se tornaram sonhos, e além do fator atleta, também tenho o sonho de me tornar uma grande treinadora de goleira posteriormente – disse a atleta, que também é treinadora das goleiras da base do Taboão.
A atleta não esconde a felicidade de poder viver do esporte e espera ver o futsal cada vez mais forte nos próximos anos.