Forças emergentes e estabelecidas na disputa pelas última vagas
15/04/2024
Por FIFA • Zurique | Suíça
Como funciona
Os dois primeiros colocados de cada grupo chegarão às quartas de final. Os quatro semifinalistas representarão a Ásia na Copa do Mundo de Futsal da FIFA deste ano. O Uzbequistão já se classificou para a fase final mundial como anfitrião, por isso, se chegar às meias-finais da Taça Asiática de Futsal, o play-off determinará o representante final da AFC.
O título
Irã e Japão monopolizaram a Copa Asiática de Futsal da AFC. O Team Melli não poderá contar com Hossein Tayyebi, o melhor marcador da competição há dois anos, mas em Salar Aghapour, Saeid Ahmadabbasi e Moslem Oladghobad contam com três jogadores de destaque. Arthur, Rafael Henmi, Kokoro Harada e Kazuya Shimizu estão de fora do Samurai Blue, que tem lutado ultimamente.
A Tailândia conquistou o bronze quando sediou pela primeira vez a Taça Asiática de Futsal em 2000 e a prata quando o fez novamente em 2008. Agora está empenhada em ter a sorte com o ouro pela terceira vez e nunca teve uma melhor oportunidade de acertar no alvo. Desde a recente recondução de Miguel Rodrigo, venceram o Campeonato NSDF de Futsal e venceram o Japão. Além disso, no pivô Muhammad Osamanmusa, eles têm um jogador que iluminou a primeira divisão espanhola nesta temporada. O Uzbequistão chegou à fase a eliminar no último Campeonato do Mundo de Futsal da FIFA e está determinado a disputar o que irá receber como campeão asiático.
Qualificação Uzbequistão 2024
O Vietnã chegou às oitavas de final na Colômbia 2016 e na Lituânia 2021, com Chau Doan Phat se destacando neste último. Diego Giustozzi, que treinou a Argentina rumo ao título mundial em 2016, espera conduzir os Golden Star Warriors em seu grupo. Mianmar pode ganhar confiança com as recentes vitórias sobre o Afeganistão e o Kuwait, enquanto a China tentará passar da fase de grupos pela primeira vez desde 2010.
O Grupo B parece totalmente aberto. O Uzbequistão é o favorito para chegar ao topo, mas enfrenta uma concorrência acirrada. A Austrália terminou como vice-campeã no recente NSDF Futsal Championship 2024 e empatou em 3 a 3 com o Japão em um amistoso. No goleiro Domenic Badolato e no ala Shervin Adeli, eles têm dois jogadores em excelente forma. A Arábia Saudita provocou uma reviravolta sísmica no Japão na última edição e vai esforçar-se para passar a primeira fase pela primeira vez, enquanto o Iraque, embora inconsistente, está à altura de qualquer um no seu dia.
Parece uma luta entre o Quirguistão e o Tajiquistão para se juntarem ao Japão nas quartas-de-final, embora a Coreia do Sul, que não avança da primeira fase há 20 anos, tenha jogado um futsal fantástico na qualificação para a fase final asiática.
O Irã é o precursor esmagador do topo do Grupo D. O Afeganistão fará sua estreia na Copa Asiática de Futsal, mas fez rápido progresso sob o comando do técnico iraniano Majid Mortazavi. Além disso, em Mehran Gholami, eles têm um jogador capaz de desbloquear as backlines mais parecidas com tijolos. O Kuwait, de olho na primeira final mundial desde 2012, acaba de entregar as rédeas a David Marin.
Citações
“Queremos voltar à Copa do Mundo. Eu acredito nisso. Nós acreditamos nisso. Tivemos muito mais jogos, muito mais preparação do que o habitual. Acho que isso definitivamente nos ajudou muito. Estamos nos concentrando no Uzbequistão. Vamos encarar jogo a jogo, mas o objetivo é estar entre os quatro primeiros.” Shervin Adeli, jogador australiano.
“Como equipe, somos muito apaixonados e acreditamos na nossa capacidade. Nosso sonho é nos classificar para a Copa do Mundo, mas também queremos disputar o título da Copa Asiática.” Moath Al-Asiri, jogador da Arábia Saudita.
“Vamos enfrentar a Tailândia na Copa da Ásia com o técnico Miguel Rodrigo, que já foi nosso técnico. Ele é um bom treinador, uma pessoa amigável e tenho certeza que será um jogo emocionante contra a Tailândia, mas espero que vençamos! O objetivo é claro e é conseguir um dos ingressos para a próxima Copa do Mundo, mas também almejamos a nossa primeira medalha na Copa da Ásia.” Pham Duc Hoa, jogador do Vietnã.
“Jogar em um torneio global é o sonho de todo jogador. Se eu tivesse a chance de competir em um deles, seria um momento de maior orgulho – não apenas para mim, mas para nossos fãs e para todo o país.” Hlaing Min Tun, jogador de Mianmar.
“Todos os jogos serão difíceis – já não há nada fácil. A China teve treinadores espanhóis e italianos, enquanto Mianmar teve treinadores do Irão, que é uma potência mundial. Depois, há o Vietnã, que tem Diego Giustozzi como técnico vencedor da Copa do Mundo. A expectativa é que o Vietnã e nós mesmos briguemos pelo primeiro lugar. Perder para a China ou Mianmar seria uma catástrofe para nós.” Miguel Rodrigo, técnico da Tailândia.
“Acreditamos que podemos obter os resultados que precisamos para ter sucesso na Copa da Ásia e nos classificarmos para a Copa do Mundo. Participar da Copa do Mundo com a China é o sonho de toda a minha vida – é por isso que jogo futsal.” Xu Yang, jogador da China.
“Vamos lutar em cada partida como se fosse a final, com a consciência de sermos campeões e a humildade dos desafiantes. Vivemos cada minuto acreditando que os resultados virão depois de todos os processos corretos.” Tomoki Yoshikawa, jogador do Japão.
Títulos da Copa Asiática de Futsal da AFC