Por FIFA • Uzbequistão
Andijan, Bukhara e Tashkent foram reveladas como as cidades-sede do Campeonato do Mundo de Futsal da FIFA deste ano.
As três cidades-sede da Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2024, o primeiro evento da FIFA a ser realizado em um país da Ásia Central, foram decididas, com a capital, Tashkent, sendo acompanhada pelo antigo centro comercial da Rota da Seda de Bukhara e pela cidade de Andijan no Vale Fergana.
A 10ª edição da Copa do Mundo de Futsal da FIFA™, que contará com 24 seleções, incluindo o campeão Portugal e o pentacampeão recorde Brasil, será disputada de 14 de setembro a 6 de outubro. O sorteio está agendado para o dia 26 de maio, em Samarcanda e até ao momento haverá dois estreantes no chapéu, nomeadamente França e Nova Zelândia.
“Estamos muito satisfeitos com a escolha destas três cidades incríveis, que representam as faces contrastantes do Uzbequistão, e tenho certeza de que as 24 seleções participantes se sentirão em casa aqui e poderão dar o seu melhor”, disse o Diretor de Torneios da FIFA. Jaime Yarza.
“Este será o primeiro torneio da FIFA a ter lugar no Uzbequistão e, na verdade, na Ásia Central, o que o torna muito especial para a FIFA e apoia a nossa missão de nos tornarmos verdadeiramente globais.”
Ravshan Irmatov, Vice-Presidente Sênior da Federação de Futebol do Uzbequistão, disse: “Estamos muito honrados em sediar este grande evento. O Uzbequistão é um país maravilhoso que está a desenvolver-se a um ritmo tremendo, e agora podemos preparar-nos para receber os melhores jogadores e treinadores de futsal do mundo e dar-lhes uma amostra deste lugar fascinante.
“Dada a enorme popularidade do futsal em todo o mundo, esperamos que milhares de adeptos de todo o mundo lotem as bancadas e apoiem as suas equipas, preparando o cenário para que todos possam desfrutar da ação e criando uma excelente atmosfera.”
O torneio, que é organizado pela quarta vez por uma associação membro da AFC, surge num momento emocionante para o futebol e o futsal na Ásia Central, onde está em curso um rápido desenvolvimento. Por exemplo, o Tajiquistão estreou-se na Taça Asiática de Seleções este ano, com a República do Quirguistão a participar pela segunda vez após a sua primeira participação em 2019.
O futsal, por sua vez, cresceu muito no Uzbequistão na última década. A seleção nacional participou pela primeira vez da Copa do Mundo de Futsal da FIFA em 2016 e chegou à fase eliminatória em 2021, perdendo por 9 a 8 para o IR Irã nas oitavas de final, em um dos jogos mais emocionantes da história do torneio. Os Lobos Brancos também terminaram quatro vezes como vice-campeões da Copa Asiática de Futsal da AFC e subiram ao pódio nas últimas quatro edições.