(Foto: Conmebol )
Por Lucia Chaves - Imprensa CBFS • Barueri | SP
Após o sorteio dos grupos da Libertadores masculina, a Conmebol anunciou uma novidade, a competição será a primeira da entidade a utilizar a ajuda do Vídeo Suporte durante os jogos de futsal. A utilização do recurso para contribuir para a modalidade, será a partir do mata-mata, de acordo com a nota divulgada nesta sexta-feira (03 de maio).
A competição ocorre entre os dias 19 a 26 de maio, na Argentina. Dois brasileiros estão na briga pelo título e para seguir com a hegemonia verde e amarela na América. O Cascavel ficou no grupo "A" ao lado de Centauros (URU), Cerro Porteño (PAR) e Barracas Central (ARG). Já o Magnus está no grupo "C" com as equipes Bocca (ECU), Peñarol (URU) e Santiago Wanderers (CHI).
A competição é formada por três grupos com quatro times cada, todos jogam contra todos dentro das chaves. Para as quartas de final, avança o líder e o vice-líder de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados. O mata-mata será em jogo único até a grande final.
A tecnologia tem sido gradualmente implementada em várias competições de futebol ao redor do mundo. Agora, a chegada ao futsal marca um passo significativo para a modernização e profissionalização da modalidade. Em breve a Conmebol deve anunciar em quando e como o vídeo suporte será utilizado nos confrontos.
Esta nova medida visa aprimorar a precisão, permitindo que os árbitros tenham acesso a replays instantâneos de lances difíceis. Com isso, situações poderão ser revistas com mais detalhes e precisão, reduzindo assim a margem para erros humanos.