Destaque na Copa América e no Palmeiras, Richard Ríos jogou futsal até os 18 anos: ”o que faço no campo é o que o futsal me deu”


05/07/2024

(Divulgação)

Por Lucia Chaves - Imprensa CBFS • Barueri | SP

Um dos destaques da Colômbia na Copa América e titular absoluto de Abel Ferreira no Palmeiras, Richard Ríos fez a base no futsal, antes de migrar para o campo aos 18 anos. Foi em um torneio no Rio de Janeiro, que o craque chamou a atenção do Flamengo enquanto jogava pela Seleção Colombiana de Futsal e então, foi contrato pelo Rubro-negro.

Ríos iniciou no futsal com apenas seis anos, como relatou em entrevista à TV Palmeiras, na chegada ao clube, em 2023. “Minha trajetória é um pouco atípica. Sempre tive o sonho de ser jogador de campo, mas no meu país não tive muitas oportunidades. E por isso optei pelo futsal. Mas tive a oportunidade de voltar para o campo”, revelou.


Foto: reprodução/Palmeiras

Recentemente, em entrevista coletiva durante a Copa América, Ríos contou como o futsal o ajuda no campo. “Sinto que é muito visível, o que faço no campo é o que o futsal me deu. Que é estar pisando a bola, algo tão simples como um domínio. Não domino com a parte de fora, mas com a sola, e isso é algo que carrego desde a época do futsal, me ajuda bastante no campo. Me livrar mais rápido dos adversários, a pensar mais rápido em momentos que me sinto pressionando em espaços reduzidos, então tenho muito que agradecer ao futsal”, explicou.

Em 2018, a CBF organizou uma competição em solo carioca com Brasil, Peru, Equador, Venezuela e Colômbia. Ríos era o destaque da Seleção e foi contratado para o Sub-20 do Flamengo. No profissional, disputou sete partidas em 2020 e, inclusive sua estreia foi diante do Palmeiras (seu clube atual), no ano seguinte, foi emprestado ao Mazatlán, do México, mas perdeu espaço após uma lesão no joelho.


Foto: Ezra Shaw

Em 2022, transferiu-se para o Guarani, pelo qual disputou a Série B do Campeonato Brasileiro. No Campeonato Paulista de 2023, o meio-campista chamou a atenção do Palmeiras pela versatilidade: fez dois gols, deu uma assistência e foi um dos líderes do torneio em desarmes e passes-chave. Então foi contrato pelo Verdão, onde conquistou o Campeonato Brasileiro em 2023 e o Paulistão nesta temporada.