Cadê o futsal?


01/08/2024

(Foto: Getty Images)

MKTESPORTIVO - Fellipe Drommond/ Sócio Diretor do Grupo TFW, CEO do Magnus Futsal e CMO da More Skills • Barueri - SP

ogos Olímpicos começaram e uma das perguntas mais frequentes é porque o futsal não é olímpico

 

Modalidade mais praticada no Brasil e com grande popularidade na Europa, o Futsal é um esporte coletivo indoor, disputado em quadra, que causa muita estranheza para qualquer pessoa quando não aparece nos Jogos Olímpicos. Confesso que já perdi as contas de quantas vezes fui questionado sobre o tema, desde meu filho perguntando dentro de casa até inúmeras pessoas interagindo no dia a dia.

 

Fato é que existem várias teorias conspiratórias, mas nada foi feito até hoje para que um movimento global pudesse ser consolidado. Para entender este cenário é necessário antes compreender o organograma do futsal mundial: a modalidade é organizada internacionalmente pela FIFA, mesma entidade que administra o futebol e o beach soccer, consequentemente em nível nacional são as suas Confederações originalmente de Futebol que regem o esporte da bola pesada, no Brasil/ CBF, Argentina/AFA, Espanha/RFEF e etc. E, talvez por não ser a modalidade principal destas entidades, o Futsal acaba ficando em segundo plano quando as discussões envolvem necessariamente articulação política.

 

Em 2017, estive pessoalmente no COB – Comitê Olímpico Brasileiro com o objetivo de entender exatamente qual seria o caminho para conseguirmos pleitear a tão sonhada vaga olímpica para o futsal. Ao lado do presidente da CBFS Marcos Madeira e seus diretores à época Bernardo Caixeta e Paulo Ladeia, fomos recebidos por Carlos Nuzman (ex-presidente do COB) que foi enfático em sua declaração.

 

“O futsal atende todos os pré-requisitos que o COI – Comitê Olímpico Internacional exige para um esporte entrar nos Jogos Olímpicos, porém para ser avaliado pela comissão do COI que aprova as modalidades olímpicas é necessário uma organização institucional do esporte e só existe um caminho, a FIFA”, destacou.

 

Pois é, para o futsal tornar-se olímpico é necessário que a FIFA realize uma solicitação formal junto ao COI pleiteando a modalidade Futsal nos Jogos Olímpicos. Posteriormente, atendendo todos os pré-requisitos do caderno de encargos do comitê, a demanda será avaliada de forma oficial por uma comissão formada por presidentes dos comitês olímpicos nacionais. Considerando que a FIFA organiza de quatro em quatro anos a Copa do Mundo de Futsal, resta compreender se existe o interesse da entidade máxima do futebol em desenvolver seu ‘subproduto’ sob um evento comercial de outra entidade.

 

Não tenho dúvidas de que a prosperidade do futsal está diretamente ligada ao movimento olímpico. Além de atrair os olhares de grandes marcas globais investidoras do esporte, faria com que grandes potências olímpicas como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Austrália e China investissem no desenvolvimento da modalidade. Mas para isso se materializar é necessário investir energia no caminho correto, o movimento deve partir das Confederações nacionais de Futebol para chegar até a FIFA com o peso de uma articulação política e então ir ao COI com apelo global para uma resolução positiva.

 

É importante ressaltar que no Brasil alguns movimentos já foram alçados. Em 2002 a Federação Paulista de Futsal iniciou o movimento Futsal Olímpico, com intenção de promover a ação pelo mundo em prol de uma solicitação oficial da inclusão nos Jogos.

 

Recentemente a empresa Mundo do Futsal criou uma petição pública para tentar angariar uma grande quantidade de assinaturas e conseguir amparo legal para o pleito. Fora do Brasil, ouvimos dizer que Espanha e Portugal estariam articulando-se para formalizar uma solicitação à FIFA. Fato é que o Nuzman infelizmente tinha razão, precisamos nos organizar institucionalmente para conseguirmos formalizar um pedido com força em engajamento político junto a FIFA e então, trabalhar pela aprovação do COI.

 

POV: Em 2018 o futsal participou pela primeira dos Jogos Olímpicos da Juventude, competição organizada pelo COI, em Buenos Aires, substituindo o futebol de 11 x 11. Um estudo recente da FIFA estima que 170 países praticam a modalidade, sendo mais de 30 milhões de adeptos pelo mundo e o sucesso em 2018 faz com que o Futsal já esteja confirmado na edição 2026 da competição que será realizada em Dakar, no Senegal.