Brasileirão de Futsal: Pai de quarteto titular do Sergipe sonhava com filhos juntos em competição nacional
(Foto: Divulgação )
Por Imprensa CBFS• Barueri | SP
Na semana do Dia dos Pais, Robinho, Bulola, Pitel e Pel comemoram dia histórico para família Assis em memória do pai falecido em 2021
Os irmãos Robinho, Bulola, Pitel e Pel vivem o futsal desde o berço no sertão sergipano. O pai deles, o radialista Francisco de Assis, era tão apaixonado pela bola redonda que montou o seu próprio time dentro de casa, literalmente. Cinco filhos. Quatro meninos e uma menina. No último dia 2, o CSS/Ribeirópolis, de Sergipe, entrou em quadra para enfrentar o Fortaleza pelas Oitavas de Final do Campeonato Brasileiro de Futsal. Na escalação, pela primeira vez, o quarteto titular formado só pelos filhos do Seu Assis.
O entrosamento rendeu ainda o primeiro gol da equipe no jogo, marcado por Bulola, em jogada construída por todo o time de irmãos.
“Se eu pudesse falar algo para o meu pai hoje é que conseguimos realizar o sonho dele. Jogarmos juntos uma competição nacional”, diz Robinho, o mais velho dos irmãos, com 32 anos.
O sonho de um dia ter os filhos jogando juntos uma competição nacional foi realizado. A alegria só não foi mais completa para a família porque o Seu Francisco não estava nas arquibancadas do Ginásio Chico do Cantagalo, em Itabaiana. Diassis da Rádio, como era conhecido na pequena Canindé de São Francisco, faleceu em 2021, aos 50 anos, em decorrência de um problema cardíaco.
A história da família Assis ganhou ainda mais destaque na semana em que se comemora o Dia dos Pais, uma data de muitas memórias e de saudade para os irmãos sergipanos.
Além de criar e educar os cinco filhos com a dona Josefa, o radialista Francisco mantinha uma escolinha de futebol. Por mais de 20 anos, ele ensinou o esporte para dezenas de meninos em Canindé de São Francisco. Segundo Robinho, os ensinamentos iam para muito além da bola. “Todos nós quatro jogamos na escolinha dele até os 16, 17 anos. Meu pai ajudou a encaminhar muitos meninos da nossa cidade para o bem, formou cidadãos com seu projeto. A maior lição que nosso pai nos deixou foi a humildade. Era um cara muito querido e humilde”, recorda.
Neste sábado, 10, os quatro irmãos terão o desafio de encarar novamente o Fortaleza pelo jogo de volta das Oitavas de Final do Brasileirão de Futsal. Com a humildade aprendida com o pai, Robinho é modesto ao falar sobre o que espera da decisão:
“Nós esperamos fazer um bom jogo. Se os irmãos puderam fazer a diferença, será melhor ainda”.
Robinho conta que o entrosamento dos irmãos no futsal vem de longa data. O quarteto já foi vice-campeão estadual jogando junto pelo time da cidade. “O futsal entrou na vida da gente após um regional que aconteceu lá na nossa cidade, fomos convidados a jogar pelo time, nos destacamos e focamos mais na modalidade. Nós sempre jogamos juntos na escolinha do nosso pai. Depois o time da nossa cidade foi jogar o Estadual e nós também jogamos juntos lá. Fomos vice-campeões estaduais, muitas vezes começando as partidas”.
Robinho, Bulola, Pitel e Pel serão atrações do jogo deste sábado, 10, contra o Fortaleza. Com o empate no jogo de ida em 2 a 2, as equipes só conquistam a classificação em caso de vitória no tempo normal. Caso haja novo placar igual, a partida vai para a prorrogação. Na persistência do empate, a vaga será decidida na disputa de pênaltis. O vencedor desse duelo vai encarar o Concórdia, que bateu o Vasco na última quinta-feira.
Fortaleza E. C. x CSS/Ribeirópolis Futsal
10/ago (Sábado) - 19h - CFO, Fortaleza-CE
Transmissão: CBFS TV e Nsports
https://www.youtube.com/watch?v=ucUKMsQh7rU
O Campeonato Brasileiro de Futsal é organizado pela Confederação Brasileira de Futsal e SportsHub com patrocínio de Caixa Econômica Federal, Assaí, Sampel, Ampri, Quartzolit, XBri Pneus e Penalty, com apoio de Grupo Águia, Gol e Pallas Turismo.