Fortaleza é o primeiro campeão do Campeonato Brasileiro de Futsal


01/12/2024 16:01:15



Em jogo com recorde de público na temporada, Leão do Pici vence Apodi na prorrogação e fica com o título

O Fortaleza é o primeiro campeão da história do Campeonato Brasileiro de Futsal. Na manhã deste domingo, 1º de dezembro, o Leão do Pici venceu o Apodi na Arena CFO, na capital cearense. Após um emocionante empate em 2 a 2 no tempo normal, o Tricolor garantiu a vitória por 1 a 0 na prorrogação, diante de mais de 10 mil torcedores, o recorde de público da temporada do futsal no Brasil. 

A decisão da primeira edição do Campeonato Brasileiro de Futsal teve todos os ingredientes de uma grande final. No jogo de ida, em Apodi-RN, as equipes haviam empatado por 3 a 3, deixando o título em aberto, quem vencesse na volta ficaria com o troféu.

O grande duelo começou com trocação de golpes das duas equipes, um jogo animado e com muitas chances criadas pelas duas equipes. Quem saiu na frente foram os visitantes, com Sandrinho, aos 8 minutos do primeiro tempo. Apodi foi a equipe que mais saiu na frente nos jogos do Brasileirão.

O Apodi cresceu no jogo e chegou a desperdiçar chances de ampliar, mas na reta final do primeiro tempo quem marcou foi o tricolor, Nardinho fez ótima jogada pela direita, chutou cruzado e Jé empatou o duelo para o Fortaleza.

O segundo tempo foi igualmente eletrizante, com os goleiros Lambão, do Fortaleza, e Matheus, do Apodi, brilhando. Mesmo assim, o Fortaleza conseguiu a virada com mais um gol de Jé, após escanteio. Mais um bonito gol na partida, que confirmou outra estatística, o Fortaleza é o time da virada. O time de Facó é a equipe que mais virou placares na competição.

A partir daí o time potiguar intensificou as suas ações, colocou goleiro linha e ficou com mais posse de bola. O tempo passava e a pressão da torcida local ajudava o Fortaleza a se defender, porém o futsal é único no mundo. Nenhuma outra modalidade esportiva pode proporcionar tanta emoção, quando restavam 12 segundos para o fim do jogo, André Nem marcou o gol de empate, forçando a prorrogação.

Nem chegou aos 12 gols na disputa e terminou como o artilheiro da competição. 

Na prorrogação, que começou acelerada, Nardinho marcou um golaço aos 3 minutos do primeiro tempo extra, dando vantagem para o Laion.

O jogo teve emoção e chances de gol até o último segundo, mas o Fortaleza conseguiu se segurar e ficou com o título, entrando pra história como o primeiro campeão do Campeonato Brasileiro de Futsal.

Além do troféu, o Fortaleza comemorou outras marcas históricas, como o maior público do futsal brasileiro em 2024, com 10.118 torcedores, e a maior premiação da temporada, de R$ 250 mil em dinheiro, além de um carro zero quilômetro oferecido pela Kia, patrocinadora do campeonato. Todo elenco ainda ganhou um prêmio exclusivo da Aiwa.

O Apodi ficou com o vice e levou pra casa a quantia de R$ 150 mil reais. O torneio premiará até o quarto colocado, além de uma premiação para a seleção do campeonato e para os melhores árbitros do certame. A seleção será escolhida pelos treinadores e capitães das equipes participantes e a entrega dos troféus será no Gala Mundo do Futsal, o Oscar da modalidade, que acontece em Foz do Iguaçu, no dia 18 de dezembro. 

A primeira edição do Campeonato Brasileiro de Futsal foi um grande sucesso, destacando-se pela organização, logística e pela relevância das premiações. Já há grande expectativa para 2025, com várias equipes manifestando interesse em participar da disputa, que promete revolucionar a modalidade no cenário nacional.

O Campeonato Brasileiro de Futsal é organizado pela CBFS e pela SportsHub, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Assaí, Sampel, Ampri, Quartzolit, Aiwa, XBri Pneus, KIA Brasil e Penalty, e apoio do Grupo Águia, Gol e Pallas Turismo.