Em casa, Estrela do Norte vence o Império Japão, sagra-se campeão da Copa Norte e conquista a vaga para o “confronto das Copas”


05/12/2024

(Foto: Jil Garcia )

Por Lucia Chaves - Imprensa CBFS• Barueri | SP

O Estrela do Norte (AM) venceu o Império Japão (AP) por 5 a 3 e sagrou-se campeão da 16ª Copa Norte de Futsal. Esquerda (2x), Caique, Mago e Felipe Gabriel anotaram os gols do título manauara, nesta quinta-feira (05 de dezembro), em Manaus. 


Com o título, o Estrela do Norte está classificado para o “confronto das copas”. No torneio, a equipe manauara vai enfrentar outros campeões regionais em busca da última vaga para a Supercopa. Em caso de título na competição nacional, o vencedor representa o Brasil na Copa Libertadores da América. 


Primeiro tempo 


As duas equipes entraram em quadra invictas, na fase de grupos empataram em 4 a 4. Jogando em casa e com o apoio da torcida, o Estrela iniciou a partida pressionando o Império Japão. Mas, quem marcou foram os amapaenses. Após bela troca de passes, Pepeto tirou o zero do placar aos cinco minutos. 


Porém, nem deu tempo do Império comemorar. Um minuto após sofrer o gol, Esquerda marcou um golaço e deixou tudo igual. Dentro da área, o camisa 06 dominou, girou e encheu o pé para empatar a final. Aos 12, Esquerda no rebote da falta, acertou o ângulo, virou a partida para o time manauara e levou a vantagem de 2 a 1 para o vestiário.  


Segundo tempo 


O Império voltou mais ofensivo na segunda etapa e chegou ao empate com 45 segundos jogados. Em cobrança de lateral ensaiada, Sávio surgiu livre na segunda trave e deixou tudo igual. Aos dois minutos, Esquerda foi expulso após receber o segundo cartão amarelo e desfalcou o Estrela no restante da final. 


Aos sete, Caique em uma bela jogada individual, se livrou da marcação e chutou na saída do goleiro para colocar o Estrela, mais uma vez, à frente do marcador. Aos 15, Diego Garrincha foi expulso após receber o segundo cartão amarelo e foi para o vestiário mais cedo, desfalcando também o Estrela. 


Mesmo com um jogador a menos, o time manauara foi para o ataque e Mago com uma jogada individual, balançou as redes e marcou o quarto para o Estrela. Aos 17, Sávio foi expulso após cometer falta em Kleyton. Como era a sexta infração do Império Japão, tiro-livre para o Estrela. Felipe Gabriel foi para a cobrança e anotou o quinto para os donos da casa. Aos 18, após bate-rebate na área, a bola sobrou para Vinícius que descontou para o Império. 


Restando 36 segundos para o apito final, mais uma infração do Império e mais um tiro-livre para o Estrela. Felipe Gabriel foi para a cobrança e mandou para fora. Nos fim do jogo, o time manauara segurou o resultado e sagrou-se campeão da Copa Norte.