Falcão prestigia Mundo do Futsal Penalty Experience na abertura do Congresso Internacional


17/12/2024

(Foto: Maurício Moreira)

Por Lucia Chaves - Imprensa CBFS• Foz do Iguaçu | PR

O rei do futsal, Falcão, prestigiou o maior evento de futsal do mundo, nesta terça-feira (17 de dezembro), em Foz do Iguaçu (PR). O maior jogador da história da  modalidade apresentou um talk show na abertura do congresso internacional no Mundo do Futsal Penalty Experience. 


Antes da apresentação do rei, a presidência da CBFS, representada por Marcos Madeira, e acompanhado do secretário de esportes local, Hélio Wirbiski, fizeram a abertura do evento. “O futsal está vivendo um momento ímpar. Essa modalidade vai ser olímpica um dia. A modalidade mais praticada no país corre em nossas veias e quando for olímpica será o coroamento do nosso esforço”, enfatizou o presidente. 


Em seguida, o Gestor do Comitê Brasileiro de Clubes, Emerson Appel, apresentou o Falcão, que entrou ovacionado pela plateia. No bate-papo sobre “perspectivas do futsal internacional”, o rei comentou sobre liderança, ambiente de trabalho, intensidade e aproveitou para elogiar o CEO do Mundo do Futsal pela grandiosidade do encontro. “Gostaria de parabenizar o Anderson Andrade pelo evento, é único do mundo inteiro”, enfatizou. 



O rei comentou também sobre a Importância do clube na formação do atleta. “Hoje tem uma distância muito grande do futsal para o futebol nos clubes, não tem uma ligação, com 11 anos já tiram das quadras e levam para o campo. O futsal exige perfeição e tem muito para oferecer, tem que ter esse trabalho de ligação com as duas modalidades para aperfeiçoamento”, enfatiza. 


Em sequência, Falcão, comentou sobre a interferência da família na formação do atleta. “Os pais hoje são treinadores, interferem no trabalho da comissão, interferem no psicológico das crianças, isso é muito complicado, principalmente no alto rendimento. Isso é histórico, dificilmente vai mudar. O treinador quem deve comandar a criança dentro das quadras”, ressaltou. Emerson ainda completou a fala do Falcão, com a frase. “Eu não posso ser pai do seu filho, mas você não pode ser o técnico do meu atleta”, relatou. 


Na sequência do bate-papo, Falcão comentou sobre momentos de superação e títulos individuais. “Sou muito grato pela geração que eu vivi, sempre fui um jogador provocador, muita gente que você não conviveu pode até te julgar, mas nos meus momentos de premiação eu representava o futsal ali”, enfatizou. 


Falcão, que também é embaixador do Campeonato Brasileiro de Futsal, falou sobre a grandiosidade da parceria das entidades do futsal com a CBC. “Eu em nome do  Comitê Brasileiro de Clubes só venho agradecer pelo futsal. O Campeonato Brasileiro hoje é de ponta a ponta pelo Brasil e a Liga Feminina a cada ano vem crescendo”, finalizou. 


O ícone mundial da modalidade segue em Foz do Iguaçu para a premiação do Gala Mundo do Futsal, que ocorre, nesta quarta-feira (18), às 20h.