Campeão da Copa do Brasil e experiência no exterior: conheça novo técnico do Atlético-PI futsal
Por Topázio Figueiredo — Teresina • Teresina | Piauí
André Bié chega ao Cavernão após colecionar passagens pelo Corinthians, pelo exterior pela equipe gaúcha do Carlos Barbosa, multicampeã na modalidade
O técnico de futsal recém-anunciado no Atlético-PI, André Bié, de 46 anos, acumula um bicampeonato da Copa do Brasil em seu currículo e mais 10 títulos de grande expressão no cenário nacional e regional. Além disso, o paulista coleciona passagens pelo Corinthians, onde conquistou o título da Copa do Brasil. O profissional também possui experiência pelo futsal tailandês. Veja perfil do treinador.
Início da trajetória e passagem vitoriosa pelo Corinthians
André Bié iniciou no Corinthians, no comando da equipe sub-20 do clube em 2015. A ascensão do treinador veio no ano seguinte, quando assumiu o comando da equipe profissional do Timão. Desde então, o técnico comandou a equipe paulista por seis temporadas consecutivas, de 2016 até 2021. Ao todo, foram 173 jogos com o clube, conquistando 91 vitórias e 10 títulos.
Bicampeão da Copa do Brasil
Ainda no comando do Corinthians, André Bié levou o clube a uma conquista inédita em 2018. Após dois anos como treinador da equipe, o paulista guiou o Timão até a grande final da Copa do Brasil de futsal, onde encarou o Joinville. Nos dois jogos, o Alvinegro levou a melhor e conquistou o primeiro título da competição na história do Corinthians.
Como atuais campeões, André Bié guiou novamente o Corinthians para mais uma conquista da Copa do Brasil no ano seguinte. Desta vez, o Timão encarou o Horizonte Futsal na decisão e se sagrou como bicampeão do torneio. Desde então, o clube paulista não voltou a conquistar o título do torneio.

Após encerrar sua passagem de seis anos no Corinthians, André Bié se transferiu para o Chonburi Blue Wave, da Tailândia, em 2022. Sob o comando de Bié, a equipe tailandesa não chegou a conquistar o título nacional de futsal. No mesmo ano, o treinador retornou ao Brasil para comandar a equipe gaúcha do Carlos Barbosa.
André Bié
Nome: André dos Santos;
Idade: 46 anos;
Clubes que comandou: Corinthians, Chonburi (Tailândia) e ACBF;
Títulos: Liga Nacional de Futsal (2016), da Copa do Brasil de Futsal (2018 e 2019), Supercopa do Brasil de Futsal (2019), Liga Paulista de Futsal (2018 e 2019) e Campeonato Paulista de Futsal (2019).
Natural de São Paulo, André Bié é um dos treinadores de referência na modalidade. Na sua passagem pelo Corinthians entre 2015 e 2021, o técnico conquistou seis títulos nacionais, com destaque para a Liga Nacional de futsal em 2016. O paulista chega em Teresina na madrugada desta quarta-feira, na quinta, pela noite, Bié comanda o primeiro treino como técnico do Atlético-PI.
O Atlético-PI foi eliminado da Copa do Brasil de futsal 2025. O empate em 7 a 7 com o Bregafó, no jogo de volta das oitavas de final da competição nacional, rendeu a queda da equipe piauiense, que precisava vencer para levar o jogo à prorrogação. A partida foi disputada na última sexta-feira, na Arena Verdão, em Teresina. Samurai (2x), Jé (2x), Romarinho, Pesk e Nardinho marcaram para o CAP. Léo Maluco, Jedgol, Talico, Fábio Bico (2x) e Caverna anotaram para o Bregafó.
O Atlético-PI volta as atenções para o Campeonato Brasileiro de Futsal. O CAP vai encarar o Juventude-MS, no dia 20 de maio, às 20h15, na Arena Verdão, em Teresina.