Do Oeste Catarinense ao topo do futsal europeu: a trajetória


04/06/2025

( Foto: Anygiven Sunday.I)

Por Redação, Portal 49 • São Miguel do Oeste | SC

Natural de São Miguel do Oeste, treinadora conquista títulos com a AS Roma C5 e lança curso internacional para formação de técnicos

A catarinense Cely Gayardo encerrou a temporada 2023/2024 como um dos grandes nomes do futsal europeu. Comandando o AS Roma C5, a técnica natural de São Miguel do Oeste levou o clube aos títulos da Série B e da Copa da Série B da Itália, garantindo o inédito acesso à elite do futsal nacional.

Como coroação do trabalho, foi eleita melhor treinadora do futsal italiano

“Foi uma temporada muito especial, de muita entrega e superação. Conseguimos alcançar nossos principais objetivos e colocar a Roma na elite do futsal italiano”, celebrou Cely.


Com 36 anos, Cely pendurou as chuteiras aos 32, após sofrer com lesões no joelho, e rapidamente se destacou fora das quatro linhas. Esta foi apenas sua terceira temporada como técnica, e já é considerada uma referência no futsal feminino da Europa.


Uma carreira marcada por títulos


Ex-jogadora de destaque no Brasil, Cely defendeu clubes como Kindermann/Caçador e Associação Female Futsal, de Chapecó, além da Seleção Brasileira, onde conquistou a Copa do Mundo e a Copa América de Futsal.


Já na Europa, brilhou com as camisas de clubes da Itália e Espanha. Como auxiliar técnica do Burela FC, participou da conquista da Champions League Feminina, Supercopa da Espanha e do prêmio de melhor clube do mundo na temporada 2021/2022.


Novos projetos e mais representatividade


Mesmo com o baixo número de mulheres comandando grandes clubes, Cely rompeu barreiras e fez história como uma das poucas técnicas na Série A do futsal italiano. Agora, ela foca em abrir ainda mais portas, inclusive no futsal masculino.


“É um espaço que estamos conquistando pouco a pouco, mostrando nossa competência e abrindo portas para outras mulheres”, afirma.


Em 2024, Cely deu mais um passo importante na carreira ao lançar o Nove Futsal, curso voltado à formação de treinadores. Ela também começou a atuar nos Estados Unidos, no clube Rose City Futsal, em Portland, onde lidera treinamentos e cursos técnicos — sendo a primeira mulher a comandar uma formação no país.


“Poder levar minha experiência para diferentes contextos e também aprender com outras culturas é o que me motiva a seguir evoluindo”, concluiu.