Das quadras de cimento ao melhor clube do mundo


30/06/2025

(Foto: Fom Conradi)

Por Pedro Brandão• Barueri | SP

A paixão pelo futsal nasceu cedo para Emylli, que começou a jogar aos 13 anos graças a uma oportunidade na escola. “Foi por conta do marido da diretora que entrei no futsal. No mesmo ano, o Nilson, que tinha um time muito conhecido na cidade, me viu jogar e me convidou para fazer parte da escolinha e do time adulto”, lembra ela. Apesar de também ter treinado futebol de campo, sua preferência sempre foi o futsal.

Anos depois, a mudança para uma cidade vizinha trouxe novos desafios e uma parceria importante. “Conheci o Vinicius, que abriu as portas para que eu pudesse realizar não só o meu sonho, mas o dele também. Chegando na Cristal, equipe de Pelotas (RS), passamos vários anos jogando torneios e campeonatos pelo estado”, conta.

A jornada não foi fácil: treinando inicialmente em uma quadra de cimento e com muita dedicação, Emylli e sua equipe conseguiram chegar ao campeonato estadual, onde disputaram contra as melhores equipes do Rio Grande do Sul. Foi nesse momento que ela conheceu o Celemaster Uruguaianense, a melhor equipe do estado e da sua cidade natal, Uruguaiana. “Vestir a camisa tricolor se tornou um sonho”, afirma.

No final da temporada de 2021, Emylli pediu uma chance ao técnico André para integrar o time, que lhe deu a oportunidade na temporada de 2022. “Não foi a melhor temporada da minha carreira, longe disso, mas foi um ano de muita aprendizagem”, avalia.

Depois de três anos defendendo as cores da fronteira, uma mensagem inesperada da Priscila, presidente do atual melhor clube de futsal feminino do mundo, Esporte Clube Taboão, mudou sua história. Emylli chegou ao Taboão no início da temporada de 2024 e já conquistou a Supercopa, competição disputada em Lages que garantiu à equipe a vaga para a Libertadores, marcada para novembro no Paraguai.

Apesar de ter sofrido uma lesão e não ter jogado todas as partidas, Emylli soma 6 gols, 2 assistências e participação direta em 12 gols na temporada. O Esporte Clube Taboão, por sua vez, tem um desempenho impressionante: 14 jogos disputados, 13 vitórias e apenas 1 derrota, com 4 jogos da Supercopa, 3 do Campeonato Paulista e 7 da Liga Feminina de Futsal (LFF).

“Às vezes parece que é um sonho estar jogando ao lado de pessoas que eu assistia na TV e ter a melhor treinadora do mundo ao meu lado. Agora é trabalhar para dar o meu melhor a cada jogo e ajudar a equipe a se manter no topo. As expectativas são sempre as melhores, espero que a gente ganhe tudo que disputar”, conclui Emylli.