Árbitros FIFA realizam testes físicos em Xanxerê (SC)


21/08/2025

(Foto: Divulgação )

Por Imprensa CBFS• Barueri | SP

Todos os brasileiros do quadro internacional foram aprovados

Os árbitros brasileiros pertencentes ao quadro da FIFA passaram por uma rigorosa bateria de testes físicos, nesta quarta-feira (20 de agosto),  no Ginásio Ivo Sguissardi, em Xanxerê (SC). O Brasil conta com oito árbitros internacionais, sendo quatro homens e quatro mulheres. Todos foram aprovados nos testes. 

As avaliações, conduzidas pelo Preparador Físico de Arbitragem da CBF e Preparador Físico Futuro III da FIFA, professor Felipe Antônio Biazotto, seguiram protocolos oficiais da FIFA, contemplando provas de velocidade, agilidade e resistência. A atividade foi acompanhada por Márcia Mariko, membro da Comissão de Arbitragem da CBFS. 

Como são realizados os testes

De acordo com o professor Biazotto, a avaliação física dos árbitros é dividida em dois blocos: “O primeiro bloco contempla uma prova de velocidade com sprints de 20 metros e um estímulo de agilidade, com mudanças rápidas de direção e diferentes tipos de deslocamento. O segundo bloco é um teste de resistência, que mede a capacidade do árbitro de se manter em movimento em alta intensidade durante um período prolongado, sem perder qualidade na tomada de decisão”.

 A avaliação em Xanxerê

Na visão do preparador físico, o desempenho apresentado pelos árbitros foi altamente positivo: “A postura dos árbitros transmite tranquilidade e capacidade nas execuções, com ótimos resultados. Hoje percebemos uma mudança de mentalidade, onde a preparação física se torna também uma ação estratégica para sustentar o domínio técnico. A aparência atlética e a postura em quadra passam muito mais credibilidade do que no passado”.

Resultados alcançados

Por fim, Biazotto destacou que todos os árbitros superaram os critérios exigidos pela FIFA: “Além de cumprir os mínimos obrigatórios, eles demonstraram estar preparados para situações de maior exigência. Isso comprova a evolução do grupo, principalmente nos últimos quatro ou cinco anos, o que tem se refletido diretamente no desempenho durante as partidas”.

Árbitros participantes

Os árbitros do quadro FIFA que participaram da avaliação foram:

* Alfredo Carlos Wagner – PR

* Aline Santos do Nascimento – SP

* Anelize Meire Schulz – SC

* Éric Fernando Bonifácio – SP

* Guilherme Schwinden Gehrke – SC

* Juliana Caroline de Ângelo – PR

* Paula Kamila Silva Cirilo – PR

* Ricardo Amaral Messa – RS

Compromisso contínuo

Encerrando a atividade, a representante da Comissão de Arbitragem da CBFS, Márcia Mariko, ressaltou a evolução observada no grupo e a importância da preparação física como parte fundamental da arbitragem: “A cada ano percebemos evolução e crescimento de todos. A conscientização e o entendimento da importância de estar fisicamente preparado são fundamentais. Estamos no caminho certo e isso fortalece ainda mais a arbitragem brasileira”.