Instituto Anglicano inaugura prédio com Ginásio Poliesportivo Cultural na Paraisópolis nesta sexta-feira
Por Mary Samano • São Paulo | SP
Prédio beneficiará ainda mais as crianças da comunidade, com espaço para prática de judô, ballet, games, música e reforço escolar
O complexo de construções do Instituto Anglicano na Paraisópolis segue crescendo e, ao lado do maior prédio de creche do Brasil, com 8 mil m² de área útil, o braço social coordenado pelo Reverendo Aldo Quintão inaugura o seu primeiro Ginásio Poliesportivo Cultural, com capacidade para mais de 350 crianças. A cerimônia de inauguração acontece no dia 29 de agosto, às 10h, com a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
“O Instituto Anglicano nasceu com uma pequena casa na região do Grotão e, hoje, podemos inaugurar mais um espaço para atender às crianças da comunidade. Trata-se de um complexo educacional composto pela Cultura Inglesa, Creche Anglicana e agora Ginásio Poliesportivo Cultural Anglicano, ao todo, são 16.500m² em prol dos mais vulneráveis. Tudo é feito com muito esforço e dedicação e sempre pensando em criar uma base sólida na formação das crianças para que possam alcançar o ápice de seu potencial”, comenta Quintão.
Estrutura
Com três andares, assim como acontece nas creches, todos os espaços serão aproveitados. No térreo, o espaço externo conta com uma academia de ginástica patrocinada pela Smartfit e será voltada para as 180 colaboradoras da equipe que trabalha nas creches (professoras, cozinheiras e auxiliares), além de dois apartamentos com capacidade para receber até dez professoras de creches de outras cidades, que vêm até São Paulo para conhecer e aprender com a metodologia do Instituto Anglicano.
No primeiro andar, há uma sala grande que será dividida entre as aulas de ballet e judô, equipada com espelhos e barras de apoio para a prática da dança e com tatame para a prevenção de lesões com as quedas no treino do esporte. Em outro ambiente, os adesivos com personagens das histórias em quadrinhos marcam a sala gamer, com a proposta de oportunizar às crianças da comunidade os jogos virtuais em computadores e consoles de videogame. A sala também é equipada com cadeira gamer para conforto daqueles que jogam.
Já no segundo andar, encontra-se o ginásio, que além da promoção do esporte das principais modalidades coletivas, será um espaço cultural para exibição de filmes, apresentações musicais e teatrais, para fomentar a cultura e o esporte em uma região que anseia por mais oportunidades de lazer. No último andar também terá um espaço para o ensino de música, que será lecionada pelo músico, produtor e arranjador Jr Denden, que tem vasta experiência no samba e é bicampeão do Carnaval de São Paulo com a Mocidade Alegre.
Uso do espaço
Além das 1.005 crianças de zero a quatro anos que frequentam as quatro creches do Instituto Anglicano no prédio localizado na Paraisópolis e das funcionárias que trabalham nelas, o ginásio também será aproveitado pela comunidade. A intenção do Reverendo Aldo Quintão é promover acesso às crianças, a partir dos quatro anos, que frequentaram as creches do Instituto Anglicano e agora se encontram nas escolas de ensino fundamental no entorno.
Assim, as atividades do ginásio de judô, ballet, games, música e reforço escolar são uma opção para o contraturno escolar e com boa referência para as famílias das crianças, garantindo confiança de que serão bem cuidadas e com respeito à dignidade humana.
Sobre o Instituto Anglicano
Fundado em 1997, sob a coordenação do Reverendo Aldo Quintão e Ana Paula Quintão, o Instituto Anglicano é o braço social da comunidade da Catedral Anglicana de São Paulo. Tem como missão atender a qualquer pessoa em situação de carência, visando prioritariamente a um trabalho comunitário, por meio de seus projetos sociais.
Atualmente, na cidade de São Paulo, o Instituto Anglicano assiste 1.640 crianças de zero a quatro anos em suas seis creches, sendo quatro em Paraisópolis – que é considerado o maior prédio de creche do Brasil, com 8 mil m² de área útil –, uma em Cidade Ademar e outra na Vila Prudente. Tendo como princípio o respeito à dignidade humana, as crianças recebem cuidado, amor, estímulo e interação, para que possam alcançar o ápice de seu potencial e se tornar adultos socialmente maduros e valorosos.
Além da atuação na capital paulista, o Instituto Anglicano também possui creches no interior do estado, nas cidades de Itaí e São Manuel, atendendo 700 crianças, e em Contagem (Minas Gerais) para o atendimento de 150 pessoas, entre jovens e idosos.
Para manter a transparência em suas atividades, tanto a Catedral quanto o Instituto são auditados pela Ernst & Young e é a única ONG do Brasil que recebe da FGV o título de “CASE” no atendimento à criança em vulnerabilidade.