Mandou Bem! Fortaleza domina premiações individuais na primeira fase do Brasileiro de Futsal
(Felipe Honorato)
Assessoria BrasileiroFS Rio de Janeiro
A primeira fase do Campeonato Brasileiro de Futsal 2025 chegou ao fim, e junto com a definição dos classificados, também foram conhecidos os grandes destaques individuais da competição. Novidade na temporada, o Troféu Mandou Bem Caixa, entregue ao destaque das partidas, valorizou os jogadores que brilharam em quadra, seja com gols decisivos, defesas importantes ou atuações que definiram o rumo dos duelos.
O Fortaleza foi o time que mais teve jogadores eleitos com o prêmio Mandou Bem Caixa na Fase de Grupos. A equipe cearense liderou o ranking geral de premiações, com nove troféus. Entre os premiados estão Romulo, Kadinho, Bob (autor do gol mais bonito da competição em 2024), Matheus, Valdin, Luisinho, Gugu Flores e Dudu, vencedor em duas ocasiões.
Na cola do Fortaleza aparecem Ceará, Passo Fundo e Traipu, todos com oito prêmios. Já Yeesco Futsal, Paraná, Criciúma e Vasco também mostraram consistência, garantindo seis troféus cada para seus atletas.
Para o técnico do Tricolor do Pici, Guigo Verfe, os números traduzem o equilíbrio do elenco tricolor: “Isso mostra a força do nosso grupo. Toda vez que temos atuações convincentes, o destaque é alternado, não é sempre a mesma pessoa. Isso prova que a nossa equipe não é apoiada no talento de um só jogador, mas na força coletiva. Fico feliz pela evolução dos atletas e quando nossa equipe tem mais de um atleta brigando por prêmios de destaque, acho que é mais um sinal de que estamos no caminho certo”, avaliou o treinador.
Goleiros em evidência
Se a força ofensiva chama atenção, a defesa também fez história. A posição de goleiro foi a mais premiada na primeira fase. Rennan (Chapecoense) e Thiago (Traipu) dividiram a liderança entre os mais reconhecidos, com quatro troféus cada. Ambos chegam às oitavas como referências de suas equipes.
"Eu fico feliz em receber o mandou bem da partida e conseguir ajudar a minha equipe sair com vitórias, tem um trabalho muito intenso e de muita ajuda no nosso setor. Eu fico feliz de ver nosso time colhendo frutos do trabalho diário, conseguimos o primeiro objetivo que era classificar em primeiro e trazer para casa as decisões”, destacou Thiago, do Traipu.
Além deles, Thiago Soares, do Ceará, também brilhou com três prêmios, reforçando a importância dos goleiros nesta edição.

Os atletas mais premiados da primeira fase:
• Rennan (Chapecoense) – 4 vezes
• Thiago (Traipu) – 4 vezes
• Vini (Paraná) – 3 vezes
• Thiago Soares (Ceará) – 3 vezes
• Galinho (Concórdia) – 3 vezes
• Lukinhas (Traipu) – 3 vezes
• Dudu (Fortaleza) – 2 vezes
Expectativa para o Mata-Mata
Os dados reforçam o equilíbrio da competição, mas também apontam os times que chegam mais confiantes ao Mata-Mata. O Fortaleza, líder tanto em desempenho coletivo quanto em prêmios individuais, aparece como um dos favoritos e quer defender o título de atual campeão.
Ao lado de Passo Fundo, terminou a Fase de Grupos invicto. Mas os playoffs prometem novos protagonistas e, claro, ainda mais oportunidades para jogadores brilharem e “mandarem bem” no Brasileiro de Futsal. É uma nova fase, um novo campeonato. Quem será o campeão de 2025?
Sobre o Campeonato Brasileiro de Futsal:
A edição 2025 do Campeonato Brasileiro de Futsal reúne 22 equipes, divididas em dois grupos (A e B), com 11 times cada.
Na fase de grupos, as equipes se enfrentam dentro de suas chaves em turno único. Os oito melhores colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final, que passam a ser disputadas em sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta.
A competição é organizada pela CBFS (Confederação Brasileira de Futsal) e pela Sportshub, e conta com transmissão oficial pelo YouTube da CBFS, além de cobertura em tempo real pelas redes sociais e pelo site da entidade.
A segunda edição do Campeonato Brasileiro de Futsal conta com o patrocínio de CAIXA, Penalty, Assaí Atacadista, AIWA, Embracon, SIL Fios e Cabos Elétricos, Suzuki Haojue Motos e Sampel.