CBFS participa de reunião do Comitê Brasileiro de Clubes e projeta expansão do futsal na base


29/09/2025

(Foto: Divulgação )

Por Imprensa CBFS• São Paulo | SP

Evento durante a COB Expo 2025 tratou das novas diretrizes para os Campeonatos Brasileiros Interclubes e reforçou a parceria estratégica entre as instituições

A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) participou, na última sexta-feira (26), em São Paulo, de uma reunião estratégica promovida pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) com as Confederações e Ligas Nacionais. O encontro, realizado durante a COB Expo 2025, debateu as novas diretrizes para os Campeonatos Brasileiros Interclubes (CBI) para o ciclo de 2026 e marcou o reconhecimento oficial do futsal como uma modalidade de criação nacional pelo CBC.

A CBFS foi representada pelo presidente Marcos Madeira e pela gerente técnica Suria Attianesi, que acompanharam as apresentações da diretoria do CBC, liderada pelo presidente Paulo Maciel, e de representantes do Comitê Olímpico do Brasil (COB), como Jorge Bichara.

Novas Diretrizes e Fortalecimento da Parceria

Na pauta, estiveram as atualizações dos normativos do CBC, com destaque para o documento "Diretrizes para Celebração de Plano de Trabalho e Execução de CBI®", que estabelece as regras para as parcerias em 2026. Entre as principais mudanças apresentadas, estão:

Foi destacado que os esportes que tiveram a participação de, no mínimo, 10 Clubes Vinculados ou Filiados ao CBC em 2025 terão seus CBI`s repactuados automaticamente.

Futsal Consolida Parceria e Traça Planos Ambiciosos

O futsal foi citado como um caso de sucesso na parceria com o CBC. Em 2025, a modalidade já realizou o Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-17 Masculino e terá a etapa Sub-21 Masculino em Recife/PE.

A gerente técnica da CBFS, Suria Attianesi, enfatizou a importância estratégica da parceria. "O reconhecimento do futsal como criação nacional e a parceria com o CBC ampliam nossas perspectivas. Além de fortalecer a base, oportunizam que clubes de regiões mais distantes, assim como os de menor aporte financeiro, tenham viabilidade logística de participar de competições nacionais, valorizando atletas e entidades de prática desportiva em todas as regiões do país", comentou.

Ela ainda adiantou os planos para o próximo ano: "Para 2026, apresentamos ao CBC a proposta de ampliar ainda mais o calendário, incluindo competições a partir da categoria Sub-15 masculino e Sub-17 feminino."*

O presidente Marcos Madeira reforçou o valor da iniciativa. "Aproveitamos a oportunidade para agradecer a parceria com o CBC, que foi muito bem-vinda, e não temos dúvidas de que traz grandes benefícios e melhorias para toda modalidade", disse Madeira, que ainda incentivou outras confederações a buscarem uma aproximação com o Comitê.

O evento solidificou os canis de diálogo entre o CBC, COB e as confederações, apontando para um futuro de integração e fortalecimento do esporte de base e de formação no país.