Solidariedade em quadra: Brasileiro de Futsal mobiliza torcedores na reta final e arrecada mais de cinco toneladas de alimentos
03/12/2025
(Divulgação/CAP)
Assessoria BrasileiroFS
Iniciativa conjunta entre a CBFS e os clubes semifinalistas transformou os ginásios em pontos de coleta para o combate à fome
As fases decisivas do Campeonato Brasileiro de Futsal 2025 foram marcadas não apenas pela disputa do título, mas também por uma importante ação de responsabilidade social. Em uma iniciativa coordenada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) em parceria com os quatro clubes semifinalistas (Atlético - PI, Chapecoense - SC, Passo Fundo - RS e Traipu - AL), foram arrecadados mais de cinco toneladas de alimentos durante os jogos das semifinais e finais da competição.
O objetivo da ação foi utilizar a visibilidade do principal campeonato de futsal do Brasil e o engajamento das torcidas dos semifinalistas para apoiar instituições que atuam no combate à fome e na assistência a famílias em situação de vulnerabilidade social nas cidades onde aconteceram as partidas.
Na cidade de Passo Fundo, a comunidade atendeu ao chamado durante a semifinal. Foram arrecadados aproximadamente 300 quilos de alimentos não perecíveis. Tudo que foi doado foi integralmente repassado para entidades beneficentes do município gaúcho, auxiliando no atendimento às demandas sociais locais.
Em Chapecó, a equipe catarinense manteve, durante toda a sua campanha em casa no Campeonato Brasileiro, uma parceria estratégica com o SESC. Em todos os jogos realizados em casa pelo Brasileirão, além do ingresso, o torcedor foi incentivado a levar um quilo de alimento. Na semifinal contra o Atlético Piauiense, a ação foi mantida, e foram arrecadados 3.750kg de alimentos. Todo o s itens arrecadados foram destinados ao Programa Mesa Brasil, referência nacional no combate à fome e ao desperdício de alimentos.
O engajamento da torcida alagoana, somando as partidas das semifinais e finais, resultou na arrecadação de aproximadamente 800 cestas de alimentos. A distribuição dessas doações foi organizada para atender duas localidades: metade do montante foi destinada a beneficiários em Arapiraca, enquanto a outra metade foi direcionada à população de Traipu. Nesta última, a entrega dos alimentos está programada para ocorrer durante o período natalino, oferecendo suporte à famílias locais em situação de vulnerabilidade.

Em Teresina, uma campanha destinada às crianças. A cada quilo de alimento doado, o público infantil ganhava um ingresso para o duelo contra o Traipu, na Arena Verdão. Essa partida bateu recorde de público do local, com cinco mil pessoas lotando o equipamento esportivo.
Somados os quantitativos apurados pelos quatro clubes, a campanha ultrapassou a marca de cinco toneladas de alimentos.
Os jogos finais do Campeonato Brasileiro de Futsal 2025 reuniram grande número de espectadores nos ginásios envolvidos. Os dois duelos decisivos entre Traipu e Atlético-PI somaram mais de 10 mil torcedores. Somente nas transmissões da competição em canais de streaming, a disputa acumulou cerca de dois milhões e 800 mil visualizações. A campanha de solidariedade reforçou o posicionamento da organização do campeonato de realizar um evento que transcende o espetáculo esportivo, mas que se consolida como uma plataforma de desenvolvimento humano e apoio comunitário. Aqui tem coração!
Sobre o Campeonato Brasileiro de Futsal:
A edição 2025 do Campeonato Brasileiro de Futsal reúne 22 equipes, divididas em dois grupos (A e B), com 11 times cada.
Na fase de grupos, as equipes se enfrentam dentro de suas chaves em turno único. Os oito melhores colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final, que passam a ser disputadas em sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta.
O Brasileiro de Futsal dá duas vagas para a Supercopa, torneio classificatório para Conmebol Libertadores de Futsal.
A competição é organizada pela CBFS (Confederação Brasileira de Futsal) e pela Sportshub, e conta com transmissão oficial pelo YouTube da CBFS, além de cobertura em tempo real pelas redes sociais e pelo site da entidade.
A segunda edição do Campeonato Brasileiro de Futsal conta com o patrocínio de CAIXA, Penalty, Assaí Atacadista, AIWA, Embracon, SIL Fios e Cabos Elétricos, Suzuki Haojue Motos e Sampel.