Sem reforços e com uma ausência, Jaraguá se reapresenta para temporada 2026


15/01/2026

(Elenco se reapresentou para a temporada. | Foto: Paulinho Sauer)

Por Lucas Pavin• Jaraguá do Sul | SC

A única ausência foi do ala Bruninho, que se junta ao elenco na próxima semana.

Por Lucas Pavin • Jaraguá do Sul | SC

O Jaraguá deu o pontapé inicial na temporada 2026. Terminadas as férias de fim de ano, o elenco se apresentou na Arena Jaraguá na tarde desta terça-feira (13) para o primeiro dia de trabalho. Ao todo, 18 atletas estiveram presentes. A única ausência foi do ala Bruninho, que se junta ao elenco na próxima semana.

Jogadores e comissão técnica se reuniram com a diretoria, que deu as boas-vindas, fez um balanço de 2025 e apresentou os principais objetivos para a nova temporada. Na sequência, o elenco realizou os primeiros trabalhos físicos em quadra.

Do grupo, nenhuma cara nova. O clube manteve a maior parte do elenco campeão nacional e promoveu sete jovens das categorias de base. Se os reforços ainda não chegaram, seis nomes deixaram o clube: Di Fanti, Jamur, Yan, Ruan, Jhonnas e Galiotto.

Apesar da estabilidade no grupo, a diretoria segue atenta ao mercado, embora possíveis reforços devam ficar para a metade do ano. Até lá, a aposta será na continuidade do trabalho e nas promessas da base, como o pivô João Roberto, de apenas 17 anos, que vive um momento especial na carreira.

“É a realização de um sonho. Sempre almejei chegar aqui desde muito novo e só tenho a agradecer. Quero me manter em alta performance e continuar evoluindo para conquistar meu espaço”, destacou.

Primeiros desafios

A pré-temporada terá um formato parecido com os últimos anos. Os treinos físicos e técnico-táticos serão intercalados com jogos do Torneio de Verão de Indaial, no qual o Aurinegro representa o anfitrião Cachorrões pelo segundo ano consecutivo. A estreia acontece neste sábado (17), e a competição segue até o dia 31 de janeiro.

Além do torneio, o Jaraguá fará um amistoso fora de casa contra o Papanduva, na segunda-feira (19). O preparador físico João Carlos Romano explica a adaptação na metodologia de trabalho neste início de temporada.

“É um período um pouco atípico. Nos primeiros treinos, vamos avaliar as métricas técnicas e físicas dos atletas para definir o caminho. Como teremos muitos jogos nesse intervalo, precisamos equilibrar os trabalhos físicos e técnico-táticos para buscar eficiência nas partidas”, afirmou.

Após esses compromissos, o elenco terá 10 dias de descanso, a partir de 1º de fevereiro, e retorna aos treinos no dia 11, com foco total na Super Copa Gramado, programada para março.

Campeonatos oficiais

A competição em Gramado será o último teste antes do início dos campeonatos oficiais. Em 2026, a Locomotiva Amarela terá um calendário repleto, com disputas da Copa do Brasil, Copa Sul, Campeonato Catarinense e Jogos Abertos de Santa Catarina.

Entre os principais objetivos da temporada estão a busca por títulos e a consolidação do trabalho a longo prazo, mantendo o clube entre as principais forças do futsal nacional.

“A motivação está lá em cima para conseguir grandes feitos, que é a história do Jaraguá Futsal. Queremos fazer mais um grande ano e brigar por conquistas importantes”, disse o fixo e capitão Leco.

Elenco de 2026

Goleiros: Nicolas, Valenga, Cadu (promovido) e Menegazzo (promovido)
Fixos: Leco, Nenen Ribeiro, Marcênio, Gui Uesler e Caetano (promovido)
Alas: Bruninho, Pedrinho, Tatinho, Bruno Rafael, William, Matheus (promovido) e Santiago (promovido)
Pivôs: Eka, João Roberto (promovido) e Russo (promovido)

Comissão técnica

Supervisor: Márcio Souza
Técnico: Xande Melo
Gerente técnico: Fernando Oliveira
Auxiliar técnico: Michel Schlosser
Preparador físico: João Romano
Preparador de goleiros: Fred Antunes
Fisioterapeuta: Wilson Junior
Médico: Dr. Darian Boccacio
Massoterapeuta: João Junkes
Psicóloga: Erika Melina
Nutricionista: Anna Letícia