Pito supera Valdin e mira Falcão entre os maiores goleadores do Brasil em Copa América


03/02/2026 15:54:24

(Foto: Reprodução)

Por Gustavo Bica• Luque | PR

Pito alcança marca histórica e se torna o segundo maior artilheiro do Brasil em Copas América neste século

Com 13 gols acumulados na história do torneio, o camisa 10 da Seleção Brasileira superou nomes como Felipe Valério e Valdin, ficando atrás apenas do Rei Falcão.

A artilharia da CONMEBOL Copa América Futsal 2026 terminou dividida entre sete jogadores, mas para um deles, os gols marcados no Paraguai tiveram um sabor especial de recorde. O fixo/pivô Pito chegou à marca de 13 gols na história da competição continental, consolidando-se como o segundo maior goleador do Brasil no torneio neste século (recorte de 2003 a 2026).

Nesta edição de 2026, Pito balançou as redes quatro vezes: marcou contra Colômbia, Bolívia e Venezuela na fase de grupos, além de anotar um tento fundamental contra o Peru na semifinal. Com esse desempenho, ele ultrapassou Felipe Valério (que possui 11 gols no total) e o ala Valdin (também com 11).

A caça ao Rei Agora, o camisa 10 da Amarelinha tem apenas um alvo à sua frente no ranking deste século: Falcão. O eterno camisa 12 mantém uma liderança isolada com 24 gols marcados em três edições disputadas a partir de 2003 (vale lembrar que Falcão também atuou em edições no século passado).

A lista dos principais artilheiros brasileiros na Copa América desde 2003 segue com nomes de peso:

Artilharia dividida em 2026 Além de Pito, outros seis jogadores terminaram no topo da lista de marcadores desta edição, refletindo o equilíbrio da competição: Nicolás Lagos (Chile), Hugo Martínez (Paraguai), Sebastián Obando (Peru), Ricxon Arguello (Venezuela), além de Agustín Plaza e Matías Rosa (Argentina).